»Home»Projetos

Projetos

    Estes projetos almejam-se análises e interpretações profundas em determinadas regiões do Brasil pouco conhecida em seus aspectos geofísicos. As pesquisas são efetuadas usando dados que trazem informação sobre o manto superior terrestre, coletados por equipamentos magnetotelúricos (MT) de banda larga e de longo período, sondagens geomagnéticas profundas (GDS). Tais metas são passíveis de serem alcançadas pela disponibilidade de equipamentos modernos entre os diferentes participantes e pela melhoria recente nas técnicas de processamento de dados.
   Os recursos solicitados destinam-se principalmente a trabalhos de coleta e processamento de dados em regiões distintas, selecionadas por aspectos diversos de geologia, tectônica, petrologia do manto e avanços recentes na pesquisa sísmica- Os resultados desses estudos deverão complementar dados sísmicos e petrolígicos profundos disponíveis, e por conseguinte poderão comprovar interpretações sobre o manto na região. Devem também contribuir para um melhor entendimento dos processos estruturais, ígneos e metamórficos da crosta, o que pode ocasionar um impacto nas estratégias de exploração mineral. A proposta tem portanto a oportuna vantagem de direcionar os esforços de numerosos especialistas, com experiência em Indução Eletromagnética e Variação Geomagnética, seus estudantes de graduação e pós-graduação, pós-doutores e colaboradores do exterior, para o entendimento das propriedades e processos dinâmicos do manto.

Principais Projetos Ativos:

Programa de Previsão de CLIMA ESPACIAL
Cooperação: GEOMA - DGE / EMBRACE - DGE (INPE)
* Monitoramento dos campos elétricos e magnéticos na superfície Terrestre com:
** Dados magnéticos e magnetotelúricos em estações permanentes;
** Dados de GIC;

Determinação de Modelos Tridimencionais das características Elétricas do solo nas instalações de Furnas, visando o aprimoramento nas configurações de aterramentos Elétricos.
Cooperação:FURNAS / GEOMA - DGE / INPE:
Sondagens eletromagnéticas com Sistema TDEM;

Campanhas de Sondagens magnetotelûricas (MT) e geomagnéticas (GDS) para pesquisas nacionais de estudos Geotectônicos.
Cooperação:CNPQ / Universidades Nacionais / GEOMA - DGE (INPE)

Estudo Geodinâmico das Bacias Sedimentares Onshore tipo Rift do Jequitinhonha, Estado da Bahia, até Jatobá Estado de Pernambuco, e de seus Embasamentos Cristalinos.
Cooperação: Petrobras / UFBA /INPE
* Sondagens magnetotelúricas e geomagnéticas (GDS) na Bahia;