A Linha de Pesquisa Magnetosfera e Heliosfera (MAGHEL) pertence à Divisão de Geofísica Espacial (DGE) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O objetivo da mesma é o estudo dos processos básicos da interação Sol-Terra através de observações e abordagem teórica e simulação computacional. A obtenção de dados envolve observatórios geomagnéticos e satélites, mediante colaborações com instituições do exterior, como o JPL de Pasadena, Califórnia, o SEL/NOAA de Boulder, Colorado, Universidade da Califórnia e outras.

O grupo tem colaboração com a NASA, através da missão Themis e esta estudando eventos de transferência de fluxo (FTEs, do inglês Flux Transfer Events) na magnetopausa, região que separa a magnetosfera do vento solar comprimido, na bainha magnética. Os FTEs foram definidos pela primeira vez por Russell e Elphic (1978) como tubos de fluxo resultantes da interconexão entre os campos magnéticos da bainha e da magnetosfera.

O grupo atualmente tenta identificar FTEs a partir dos dados dos 5 satélites que compõem a missão THEMIS, que são definidos como THEMIS A, B, C, D e E. Mais informacoes sobre a missão podem ser encontradas aqui.

Devido às diferenças dos enfoques nas áreas de interesse da linha, ela é dividida nas seguintes atividades básicas:

  • Origem Solar e Interplanetária das Tempestades Geomagnéticas

Missão " Solar Probe "

(Tsurutani and Gonzalez, Phys. Fluids B, Vol. 5, pp 2623-2630, 1995)


Esta atividade tem por objetivo o estudo da origem das tempestades geomagnéticas no Sol e no Meio Interplanetário. Com esta finalidade, o grupo encontra-se interessado em contribuir no entendimento dos mecanismos de ejeções de massas coronais e estruturas interplanetárias que causam as tempestades geomagnéticas.

 

  • Previsão de Tempestades Geomagnéticas

Aurora Vermelha

(Cortesia de Vic Hessler, Geophysical University of Alaska, Fairbanks, AK)


Esta atividade tem por objetivo o monitoramento da variabilidade do clima espacial usando dados a bordo de satélites na magnetosfera e no ponto lagrangiano interno do sistema Sol-Terra (como por exemplo o satélite ACE) a fim de possibilitar a previsão de tempestades geomagnéticas e poder minimizar os efeitos negativos das tempestades muito intensas.

 

  • Física de Plasma Espacial

Para desenvolver estudos teóricos, computacionais e observacionais dos processos não lineares no espaço e plasmas astrofísicas, estamos interessados particularmente no estudo de interações não lineares onda-onda, caos e turbulência relacionados à geração de emissões de radio, ondas de Alfven, ondas de Langmuir e ondas de deriva em regiões de atividade solar, corona solar, vento solar, choques interplanetários, arcos de choques planetários e magnetosferas planetárias.

 

  • Magnetosferas Planetárias

Os pesquisadores da linha MAGHEL estão iniciando estudos do acoplamento energético, vento solar e magnetosferas planetárias. Atualmente, se desenvolvem projetos em cooperação com:
- Observatório de Paris, França: estudo da resposta da emissão de rádio auroral de Júpiter à variações do vento solar. Nesse projeto são utilizados observações da emissão de rádio de Júpiter do radio-telescópio de Nançay e do sensor de rádio da sonda Cassini, e dados do vento solar das sondas Ulysses, Cassini e do modelo MHD da Universidade de Michigan.
- Instituto Max Planck de Pesquisas do Sistema Solar, Alemanha: estudo de ondas de plasma na região da bainha magnética de Vênus. Nesse projeto são utilizados dados dos sensores de plasma e campo magnético da sonda Venus Express.
Além desses projetos, a linha MAGHEL também possui cooperação com várias instituições (JPL, Obs. Paris, etc) para a detecção de emissões de rádio de planetas extra-solares.

 

  • Processos fundamentais em física da magnetosfera

Reconexão magnetica na magnetopause terrestre e a missão THEMIS


Observações recentes com clusters de satélites na magnetosfera terrestre tem influenciado na elaboração de novos conceitos relacionados a mecanismos fundamentais que governam a dinâmica da magnetosfera, tais como acoplamento bow shock-magnetopausa na geração de transferência de energia do vento solar, variação espacial e temporal de reconexão magnética, dinâmica da corrente de anel dentro de um sistema mais complexo, e outros.

 

 

Membros do Grupo

 

 

 

 

Pesquisadores da Divisão de Geofísica Espacial do INPE


Pesquisadores de outras Divisões do INPE


Colaboradores externos

No Brasil


No Exterior


Pós-doutorandos


Doutorandos


Mestrandos


Alunos de Iniciação Científica


 

 

Publicações

W. D. Gonzalez, B. T. Tsurutani, R. P. Lepping, R. Schwenn Interplanetary phenomena associated with very intense geomagnetic storms
B. T. Tsurutani, X. -Y. Zhou, J. K. Arballo, W. D. Gonzalez, G. S. Lakhina, V. Vasyliunas, J. S. Pickett, T. Araki , H. Yang, G. Rostoker, T. J. Hughes, R. P. Lepping, D. Berdichevsky Auroral zone dayside precipitation during magnetic storm initial phases
Bruce T. Tsurutani, Walter D. Gonzalez, Fernando Guarnieri, Yosuke Kamide, Xiaoyan Zhou, John K. Arballo Are high-intensity long-duration continuous AE activity (HILDCAA) events substorm expansion events?
B. T. Tsurutani, W. D. Gonzalez, X. -Y. Zhou, R. P. Lepping, V. Bothmer Properties of slow magnetic clouds
A. de Lucas, W. D. Gonzalez, E. Echer, F. L. Guarnieri, A. Dal Lago, M. R. da Silva, L. E. A. Vieira, N. J. Schuch Energy balance during intense and super-intense magnetic storms using an Akasofu # parameter corrected by the solar wind dynamic pressure
E. Echer, W. D. Gonzalez, A. L. C. Gonzalez, A. Prestes, L. E. A. Vieira, A. Dal Lago, F. L. Guarnieri, N. J. Schuch Long-term correlation between solar and geomagnetic activity
E. Echer et al. Reply to comments on the paper "Long term correlation between solar and geomagnetic activity"
E. Echer, M. V. Alves, W. D. Gonzalez A statistical study of magnetic cloud parameters and geoeffectiveness
W. D. Gonzalez, A. Dal Lago, A. L. Clua de Gonzalez, L. E. A. Vieira, B. T. Tsurutani Prediction of peak-Dst from halo CME/magnetic cloud-speed observations
Odim Mendes Jr., Margarete Oliveira Domingues, Aracy Mendes da Costa, Alícia L. Clua de Gonzalez Wavelet analysis applied to magnetograms: Singularity detections related to geomagnetic storms
... ...

 

 

Programas Associados

 

 

Ciências Espaciais e Geofísica

A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z


 

 

Viagens









 

 

 

Sites de Download de Softwares

A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z


 

 

Contato

 

Webmaster: Dra. Alicia L. C. Gonzalez -

 

Webdesigner: Vivian Dorat Betoni -

 

Página atualizada em Outubro/2010