:: Laboratório de Ozônio ::
MCT
 

Laboratório Associado de Pesquisas em Biogeoquímica Ambiental (LAPBio) – CCST

Missão: Contribuir para a detecção e atribuição de causas das mudanças ambientais bem como com a geração de conhecimentos para subsidiar a elaboração de cenários para mudanças ambientais globais e regionais.

Objetivo Geral: Integrar estudos relativos à atmosfera e sua interface com os vários ecossistemas para ampliar a compreensão dos processos naturais e antrópicos que atuam no sistema terrestre especificamente considerando as interações humanas e o ambiente.

Contato: plinio.alvala@inpe.br

Organização do Laboratório

A estrutura física do Laboratório Associado de Pesquisas em Biogeoquímica Ambiental consiste de facilidades laboratoriais e infra-estrutura de informática onde trabalhos práticos são realizados, facilidades essas que são compartilhadas com outros grupos de pesquisa do INPE e colaboradores de projetos. São eles:

Laboratório de Aerossóis, Soluções Aquosas e Tecnologias LAQUATEC - No prédio do Circuito Impresso do INPE de São José dos Campos estão instalados um laboratório de analítica (sala 9) e um para manipulações em geral (sala 26). No laboratório de analítica há um equipamento de Cromatografia a líquido (IC) e um medidor de carbono e nitrogênio (TOC) utilizados para determinação de diversas espécies químicas (fenóis, cátions maiores, ânions maiores, carbono total e nitrogênio total, entre outros) em soluções aquosas. O laboratório de manipulação foi criado como um espaço específico para manipulação de amostras, calibração de sondas de qualidade de águas, sala de balanças, caracterização de sensores, montagem de coletores de aerossóis entre outras atividades. As atividades aqui desenvolvidas em colaboração com o grupo DIMARE-LAS.

Responsável: M.Cristina Forti cristina.forti@inpe.br

Laboratório de Gases e Radiação UV LAGAV - está localizado no Prédio Asa possuindo equipamentos para análise dos seguintes gases: CH4, N2O, CO, CFC-11 e CFC-12. Possui monitores para análise contínua dos gases: CO2, CO, NOx (NO + NO2), O3, SO2 e hidrocarbonetos totais (THC). E vários sistemas de coletas in situ com colaboração estreita com o INPE/Natal.

Responsável: Plínio Carlos Alvalá plinio.alvala@inpe.br

Laboratório de Modelagem Ambiental (Grupo de Modelagem da Atmosfera e Interfaces - GMAI) - com foco em estudos de processos, via uso compartilhado da infra-estrutura computacional do CPTEC

Responsável: Karla Longo karla.longo@inpe.br

DIAGRAMA DA ESTRUTURA


Laboratório Associado de Sensores e Materiais Centro Regional do Nordeste Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos
 
Copyright 2011 © INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Todos os direitos reservados.