Aerossóis Atmosféricos

 

 

 

 

 

Operação do sistema de medida de carbono elementar e aerossóis instalada a bordo da aeronave Bandeirante do INPE na missão TRACE-A sobre a região norte e central do Brasil durante a estação de queima de biomassa (julho a outubro de 1996)

 

Aerossóis são partículas em suspensão na atmosfera. São de grande importância nos estudos do clima e importantes indicadores de poluição natural ou induzida por atividades antrópicas. Os principais interesses deste grupo nesta área são:

  1. o estudo sobre a influência dos aerossóis sobre as estimativas de radiação solar incidente na superfície obtidas através de modelos de transferência radiativa;
  2. O estudo dos aerossóis em ambientes remotos, principalmente dos aerossóis de carbono elementar (BC).

 

 

 

Perfis de máxima e mínima concentrações de do carbono elementar obtido durante a campanha TRACE-A. A máxima concentração ocorreu durante o mês de setembro, quando ocorrem o maior número de queimadas na região amazônica.

 

 

Comparação entre o valor médio de Carbono Elementar obtido na estação antártica Cte. Ferraz e os valores compilados da literatura disponível (triângulo vermelho)

Veja também o Medidor de Radônio.

 


Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE
Av. dos Astronautas, 1758 - Jd. Granja
São José dos Campos - SP - Brasil
CEP 12227-010
© Todos os direitos reservados.