LGA
Laboratório de Geofísica da Atmosfera

 
    O grupo de pesquisa trabalha em áreas de interesse científico e aplicado no campo da geofísica nuclear e sensoremento remoto da atmosfera, particularmente dirigido a pesquisas e aplicações da radiação solar e dos aerossóis atmosféricos.
 
   Entre as principais atividades atuais do grupo está a missão de levantamento do Atlas da irradiação solar da América Latina, com emprego de dados de satélite GOES-8 através de  modelos de transferência radiativa. Este trabalho visa principalmente subsidiar áreas de planejamento energético com dados de radiação solar como fonte alternativa de energia.
 
   Adicionalmente o grupo estuda os efeitos na transmitância radiativa da atmosfera devidos aos aerossóis produzidos pela queima de biomassa durante a estação de secas no Brasil e na África. Tais estudos são realizados através de medidas em instrumentos aerotransportados em missões específicas.
 
   Outra importante atividade do grupo diz respeito aos estudos da radioatividade atmosférica e seu emprego no desenvolvimento e validação de técnicas de traçadores atmosféricos radioativos. Esta atividade ocorre principalmente na Antártica dentro do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) desde 1995.
 
   Particular ênfase é dada pelo grupo ao desenvolvimento e construção de instrumentação cientifica, como suporte às pesquisas acima e para aplicações e transferência de tecnologia para a iniciativa privada.


Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE
Av. dos Astronautas, 1758 - Jd. Granja
São José dos Campos - SP - Brasil
CEP 12227-010
© Todos os direitos reservados.